...

...

terça-feira, 26 de junho de 2012

Guardando as ervas frescas


Hoje tem uma dica de como armazena as ervas frescas e desta forma ter sempre um temperinho gostoso ao alcance das mãos.

Tenho percebido ao longo do blog que muitas das minhas amigas, dizem que não conseguem entender como é que eu cozinho tanto!!! O segredo esta na organização e preparação prévia dos alimentos. É claro que os equipamentos de cozinha também ajudam um bocado a agilizar os procedimentos.

Eu particularmente adoro temperos frescos, e com o calor do Rio de Janeiro muitas vezes  eles não duram muito, por isso vou passar pra vcs como faço pra ter tudo fresco em casa.

Basicamente eu uso duas técnicas para prolongar a sobrevivência das ervas e ter sempre um tempero fresco em casa.
Para deixar claro, quando digo fresco eu entendo temperos que não passam pelo processo de desidratação, pois este tipo de tempero encontra-se com facilidade nos supermercados.

O primeiro passo é lavar bem as ervas, qualquer que seja a erva escolhida, e principalmente secar melhor ainda. A água é um péssimo inimigo na conservação das ervas.

Eu congelo separadamente TODAS as ervas em saquinho zip lock, identifico o tipo de erva e quando preciso vou na minha “horta congelada”. As ervas congeladas tem uma consistência diferente das ervas frescas, elas ficam molinhas, mas como isso acontece também quando são levadas ao fogo, eu não vejo problemas.


SUGESTÃO 
O que congelar cortado:
  • Cebolinha
  • Salsinha
O que congelar em galhinhos:
  • Alecrim
  • Tomilho
  • Erva doce (fica uma delícia com pratos de peixe)
O que congelar só as folhas
  • Manjericão
  • Sálvia
  • Louro

Gosto de congelar o manjericão e a sálvia em potinhos e não saquinho, desta forma eu consigo manter as folhas inteiras por mais tempo. Basicamente separo as camadas das folhas com um pedaço de papel, assim elas ficam mais bem acomodadas, não quebram, e o papel ajuda a absorver a umidade.


Atenção!!!! As ervar descongelam muito rápido, vc deve retirar do freezer usar e guardá-las imediatamente no congelador.

Outra técnica que uso com freqüência é a de picar a erva da minha preferência, faço muito com salsinha e cebolinha,  acondicionar num recipiente com tampa, cobrir com óleo e guardar na geladeira. Atenção, pois a erva deve ficar completamente coberta pelo óleo, caso contrário estraga muito rápido. Esta segunda técnica é bacana, pois a erva mantém a sua textura, não fica mole. Eu gosto de manter sempre um vidrinho na geladeira, pois tem alguns pratos que pedem o crocante da erva.


Espero que vcs tenham gostado e fica a dica do que funciona na minha casa!

5 comentários:

  1. olá viva,
    pode-se congelar manjericão???

    ResponderExcluir
  2. Cara Maria,

    Primeiramente queria agradecer por ter se tornado a minha primeira seguidora oficial no Blog.

    Como coloquei no post deixo as folhas soltinhas e separadas por papel, assim o manjericão não fica quebradiço. Ele não mantém a mesma textura que o fresco, mas o sabor permanece o mesmo, portanto caso vc opte pelo congelamento, eu recomendo o uso do mesmo em preparações que prevêem ir ao fogo, tais como molhos e ensopados, desta forma não se nota a perda de textura.

    Fique ligada na sexta vou postar outra dica bem bacana relacionada a ervas.

    Abraços
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo mañjericao FAÇO assim tiro as folhas e coco em varios potes de márgarina de boa qualidade misturo bem em cada pote cabe muitas folhas deicho na geladeira quando preciso vou la e uso no macarrão e outros pratos ficam frsquinhas MARAVILHOSO

      Excluir
  3. Amei essa dica, vou usar muito.
    Parabens, tudo muito bem explicado.
    Bjs
    Re

    ResponderExcluir