...

...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Bignè


Oi Pessoas,

Hoje trago uma receita que não estava prevista no cardápio, aqui no brasil são as bombas de chocolate, na Itália se chama bignè. Mas os italianos são super leves e delicados, com uma combinação de texturas, que nem de longe lembram as bombas de chocolate, que literalmente são uma bomba!!!! Quem tiver oportunidade de ir a São Paulo, não deixe de provar o bignè na Confeitaria Cristallo, tem uma na Oscar Freire.

Tinha muito tempo que eu tentava fazer e não conseguia, e devo dizer que talvez pela inspiração do blog, (confesso que na segunda tentativa) tive um resultado bem bacana. Não ficou igual aos italianos, mas ficamos bem próximos!!!!

Vou avisando que não são fáceis, na verdade tem que ficar de olho vivo nos detalhes, mas o que seria da vida sem desafios!!!!

Ingredientes
Massa
2 ovos
50 gr de farinha peneirada 2 vezes
50 gr de leite
25 gr de água
25 gr de manteiga
1 pitada de sal

Recheio Base
2 gemas
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de trigo
200 ml de leite
½ colher de sopa de manteiga sem sal

Sugestões de recheio
Café
Amêndoas
Chocolate
Baunilha
Raspas de limão ou laranja

Cobertura Base - Glacê Real
80 gr de açúcar de confeiteiro
10 gr de água

Modo de Preparo
Massa
Antes de começar a passar a receita vamos falar dos ovos, peça fundamental para que a sua massa cresça. Os ovos devem pesar de 60-70 gr cada. Caso vc tenha ovos grandes, coloque 1 ovo e uma gema. Caso a massa fique dura, acrescente um colher de gema por vez.

Leve ao fogo, o leite a manteiga e a pitada de sal, deixe ferver. Se certifique que a manteiga derreteu completamente. Retire a panela do fogo e acrescente a farinha aos poucos mexendo sempre. Quando vc tiver um composto homogêneo, retorne a panela ao fogo mexendo até que a massa se desgrude das laterais e “abrace” a colher, isso leva de 2-3 min no máximo. Desligue o fogo e deixe a massa esfriar completamente.

Quando a massa estiver bem fria, acrescente os ovos, 1 de cada vez, mexendo bem até que seja incorporado completamente.

O ponto da massa deve ser consistente, não deve desmontar ou perder a forma quando vc colocar sobre uma superfície, mas também não é muito dura a ponto de vc conseguir moldá-la com as mãos.

Forre uma assadeira com papel manteiga e com o saco de confeiteiro (modo mais fácil) ou com uma colher de chá, coloque porções de massa de no máximo 2 cm de diâmetro. Afaste bem uma das outras, pois elas crescem bastante. Com o dedo úmido de água abaixe qualquer pontinha que tenha se formado, para evitar que queime.

Leve ao forno pré-aquecido a 200° por 6 min, depois abaixe o fogo a 180° por mais 15-20 min. Desligue o forno e deixe que elas esfriem dentro do forno. Nesta etapa uma rezadinha pra que elas não murcharem também pode ajudar!!! Reserve o bignè para recheá-lo posteriormente.

Recheio
Vou passar a receita do creme de confeiteiro (crema alla pasticciera) que é uma ótima opção de creme para recheio de bolos, sem utilizar o leite condensado. Sei que é uma delicia o creme feito com o leite condensado, mas nosso corpinho agradece menos de açúcar e gordura!!!! Esta sem dúvida é uma opção BEM mais saudável!

Bata o açúcar com as gemas na batedeira até obter um creme esbranquiçado. Junte o trigo e o leite, leve ao fogo e mexa até engrossar. Com o fogo desligado, acrescente a manteiga. Neste ponto vc pode acrescentar outros sabores ao seu recheio. No meu caso eu dividi o creme em 3 partes iguais e acrescentei:
Recheio 1 - Chocolate meio amargo +/- 5 quadradinhos
Recheio 2 - Dilui café solúvel numa colher de whiskey
Recheio 3 - Acrescentei gotas de essência de amêndoas ao recheio base.

Deixe o creme esfriar pra rechear o bingè assim não corre o risco dele murchar. O certo é rechear o bingè com um saco de confeitar de bico fino, furando o fundo do bignè. Caso vc não tenha o saco, corte o bignè ao meio e use uma colher de sobremesa para colocar o recheio e feche com a outra metade.

Cobertura – Glacê Real
Ferva a água e misture aos pouco com o açúcar de confeiteiro, a proporção é bem certinha, mas caso vc ache que ficou muito liquida acrescente mais açúcar e vice-versa.
Pra diferenciar os bignès vc pode acrescentar outros ingredientes ao glacê. Caso vc precise diluir em água, o sabor a ser acrescentado,  faça isso utilizando já a água prevista para o glacê.

Montagem
Recheie os bignès com o creme desejado e mergulhe no glacê, atenção para não colocar muito, pois ele escorre um pouquinho. Leve a geladeira para secar por pelo menos 1 hora. 

O orgulho foi tanto que não poupei fotos!!!


Na foto estão os sabores de chocolate, amendoas e café!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário