...

...

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Transformação: Tortinha de Batata



Hello!!!!

Sumidinha mas não desaparecida completamente!!! Hoje vou dividir com vcs uma invenção, que fiz pra aproveitar umas sobrinhas aqui de casa e que deu super certo!

Essa dica de hoje não tem muita quantidade certa, pois como aproveitei pra fazer a limpa na geladeira foi tudo meio a olho, fica a idéia de como dar cara nova a “roupa velha”!!!

Tortinha de batata - Eu tinha um pouquinho de purê de batata na geladeira que não bastava pra duas pessoas, então pensei em fazer uma tortinha de batata pra fazer o bichinho render!!!!

Ingredientes
1 ½ xícara de purê de batata
1 ovo
Farinha até dar liga (acho que 1 ou duas colheres de farinha serão o suficiente)
Queijo ralado
Sal e pimenta, quem gosta pode colocar um pouquinho de noz moscada

Modo de preparo
Misture o ovo ao purê e mexa até obter um creme bem grossinho, acrescente aos poucos a farinha vai virar uma massa mais consistente, mas não deve ficar muito dura, pois como vamos colocar em forminhas não precisa desgrudar das mãos. Acrescente o queijo, corrija o sal, pimenta e reserve.

Aqui temos duas opções pra montar a tortinha de batata:

1. Aro de cozinha – Foi o que eu usei  

2. Forminha para empada
 
Se vc usar a opção 1 só precisa apoiar o aro numa forma de forno, colocar parte da massa espalhe bem pra preencher todos os cantinhos acrescentar uma camada de queijo, se quiser pode colocar presunto também, cobrir com mais massa, pincelar a parte superior com gema, colocar uma pouquinho de queijo ralado e levar ao forno.
Caso vc opte pela opção 2 aconselho a untar a forminha com manteiga e farinha de rosca, antes de iniciar a montar a sua tortinha.


 Eu servi a minha tortinha com uma saladinha verde e carne assada, ficou MARA!!!! 


 Na saladinha usei o truque de desidratar o presunto cru no microondas pra dar um charme. Coloque as fatias de presunto entre duas folhas de papel de cozinha e leve ao microondas por alguns segundos, controle se não está queimando o presunto, se for necessário troque o papel, assim vai ficar mais sequinho. Deixe o presunto esfriar, ele vai ficar bem durinho, aí é só quebrar em pedacinhos! Também fica uma delicia com risoto!!!! Pode fazer o mesmo processo com fatias de bacon. 



terça-feira, 14 de agosto de 2012

Risoto de ervilha e Presunto de Parma


Oi gente,

Mais do que uma receita, podemos dizer que os post de risotto são par dar uma ajuda na criatividade de quem segue o blog, porque afinal o passo a passo do Risoto é sempre o mesmo!!!!

Esse é um risotinho que gosto bastante, é  PA – PUM pra fazer e fica bem gostosinho!

Ingredientes
2 pessoas
200 gr de arroz arbóreo
1 cebola
½ taça de vinho branco
Caldo de verdura
100gr de ervilha – recomendo a congelada da Bonduelle
2 a 3 fatias de presunto de Parma cortado em quadradinhos
1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo
Leve ao fogo uma panela com azeite e uma colher de manteiga para aquecer, acrescente a cebola e deixe dourar bastante, até ficar com uma tonalidade caramelo e acrescente a ervilha e o arroz. Quando o grão ficar com pontinhos brancos, adicione o vinho branco, deixe o álcool evaporar por completo. Acrescente aos poucos o caldo de verdura até o cozimento completo do arroz. Desligue o fogo acrescente o queijo parmesão a manteiga e o presunto. Tampe a panela e deixe dois minutinhos repousando antes de servir.

No lugar do caldo de verduras industrializado vcs podem usar o feito em casa que deixei a dica aqui.



Beijos
Bia

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Caldo de verdura caseiro


Meninas descobri um tempero de ervas fantástico, que é uma super mão da roda, saudável e delicioso, vai dar um up em qualquer comidinha!!!!

Praticamente com este tempero que vou ensinar pra vcs é possível substituir o caldo de verduras do tipo Knorr que compramos no supermercado, que são cheios de ingredientes industrializados, por esta mais natural e saudável. Convenhamos que nos caldos industrializados as verduras ficam só no nome impresso na embalagem!!!!

Ingredientes
50 gr de manjericão
40 gr de cheiro verde
40 gr de cebolinha
100 gr de aipo
100 gr de cebola
100 gr de cenoura
10 gr de alecrim
10 gr de sálvia
100 gr de sal fino

Modo de Preparo
Lave todos os ingredientes e deixe secar bem, se possível use uma centrifuga para deixar as folhas bem sequinhas.
Com a ajuda de um multiprocessador, pique todos os ingredientes, deixando o sal por último. Coloque numa vasilha com tampa e leve ao freezer.

Utilize seguindo a seguinte proporção:
1 colher de café para ½ litro de água
1 colher de chá para 1 litro de água

Quando utilizar este tempero não será necessário utilizar sal no seu preparado.





segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Tiramissu


Meninas,
Este último mês foi um abandono total de causa com o blog! Mistura de preguiça, com vida corrida e muita repetição de receita já existente aqui no blog, resultou numas “férias” não programadas, mas vamos retomar a rotina aos poucos e tentar deixar, pelo menos uma vez por semana, uma dica nova pra quem me segue.
Bem pra voltar em grande estilo e me redimir diante de tanto abandono, vou passar pra vcs a minha receita de Tiramissu, simplesmente A-D-O-R-O!!!!!
Eu sempre faço meio que de olho e não sigo muito receita, mas tentei colocar as quantidades pra que vcs não errem ao replicarem a minha receitinha em casa.

Ingrediente
Creme
4 gemas
8 colheres de sopa de açúcar
250-300 gr de mascarpone ( gosto bastante da marca Vitallate)
250-300 ml de creme de leite fresco gelado
2 claras batidas em neve se necessário

Montagem
Café forte – caso ache necessário pode adoçar um pouco o café e colocar um licor.
Biscoito de champanhe
Chocolate meio amargo ralado, não é fundamental, pode fazer sem
Chocolate em pó meio amargo

Modo de Preparo
Bata as gemas com o açúcar até virar um creme bem fofinho, o famoso zabaglione italiano. Acrescente o mascarpone e bata até que fique um creme bem homogêneo.
Bata o creme de leite fresco até virar chantilly, caso queria adoçar um pouquinho use açúcar de confeiteiro. Misture o chantilly ao creme de mascarpone. Tem que ficar bem leve e fofo. Eu particularmente gosto de acrescentar as claras em neve, pois acho que o creme fica mais soft e aerado, mas isso vai do gosto de casa um então faça a sua opção, com ou sem claras em neve!
Fica a dica de que na minha humilde opinião a delícia no Tiramissu, está nos contrastes, do creme doce com café amargo! Por isso, acho que tem que tomar cuidado com a quantidade de açúcar, novamente pro meu gosto, acho mais do que suficiente o açúcar do creme mascarpone, já que o biscoito tem açúcar, mas como tem muito Brazuca que ama doce bem doce, fica a gosto de cada um encontrar o ponto certo do seu Tiramissu!  
Monte o Tiramissu como um pavê: uma camada de creme uma de biscoito molhado no café (atenção pra não ficar muito úmido se não vira uma sopa), chocolate ralado. Faça duas camadas no máximo. Leve a geladeira. No momento de servir polvilhe chocolate do padre por cima. De preferência faça no dia anterior que fica mais gostoso.



quinta-feira, 28 de junho de 2012

Polpetone


Oi pessoal,

Sei que o blog não anda com o ritmo frenético de antes, mas no início tudo era novidade, agora tem muitos dias que repito receitinhas já postadas anteriormente, mas nem por isso vou deixar de passar por aqui pra deixar a minha dica, só que a freqüência não vai ser a mesma do início!!!!
Essa é uma receita que eu gosto bastante e acho bem fácil e rápida de preparar!

Ingredientes
250 gr de carne moída
50 gr de mortadela picadinha
25 gr de miolo de pão
50 ml de leite
1 ovo
25 gr de parmesão ralado
1 colher de salsinha
1 colher de sopa de cebola picada e dourada no azeite
25 ml de vinho branco
5 gr de manteiga
Azeite
Noz-moscada
Sal
Pimenta

Modo de Preparo
Deixe o miolo de pão de molho no leite morno e esmague. Doure a cebola em fogo baixo com a manteiga e um fio de azeite. Quando estiver bem dourada acrescente o vinho e deixe evaporar.

Numa tigela grande misture todos os ingredientes, inclusive a cebola dourada previamente. Molde o polpetone e enrole num papel alumínio untado com um pouco de azeite. Essa é a base para o polpetone, mas vc pode variar o formato fazendo bolinhas e acrescentando no molho de tomate, pode fazer ainda porções individuais tipo hambúrguer, é só usar a criatividade!!!

Tem muita gente que passa no ovo e farinha de rosca e frita, devo confessar que fica uma maravilha, mas eu prefiro sempre evitar a fritura. Compartilho a dica pq quem sabe tem alguém podendo e querendo enfiar o pé na jaca!!!!
Dica Kid – Misture legumes ralados na massa do polpetone.

Eu servi com molho de tomate e ervilha e purê de batata, mais clássico do que isso se morre!!!


terça-feira, 26 de junho de 2012

Guardando as ervas frescas


Hoje tem uma dica de como armazena as ervas frescas e desta forma ter sempre um temperinho gostoso ao alcance das mãos.

Tenho percebido ao longo do blog que muitas das minhas amigas, dizem que não conseguem entender como é que eu cozinho tanto!!! O segredo esta na organização e preparação prévia dos alimentos. É claro que os equipamentos de cozinha também ajudam um bocado a agilizar os procedimentos.

Eu particularmente adoro temperos frescos, e com o calor do Rio de Janeiro muitas vezes  eles não duram muito, por isso vou passar pra vcs como faço pra ter tudo fresco em casa.

Basicamente eu uso duas técnicas para prolongar a sobrevivência das ervas e ter sempre um tempero fresco em casa.
Para deixar claro, quando digo fresco eu entendo temperos que não passam pelo processo de desidratação, pois este tipo de tempero encontra-se com facilidade nos supermercados.

O primeiro passo é lavar bem as ervas, qualquer que seja a erva escolhida, e principalmente secar melhor ainda. A água é um péssimo inimigo na conservação das ervas.

Eu congelo separadamente TODAS as ervas em saquinho zip lock, identifico o tipo de erva e quando preciso vou na minha “horta congelada”. As ervas congeladas tem uma consistência diferente das ervas frescas, elas ficam molinhas, mas como isso acontece também quando são levadas ao fogo, eu não vejo problemas.


SUGESTÃO 
O que congelar cortado:
  • Cebolinha
  • Salsinha
O que congelar em galhinhos:
  • Alecrim
  • Tomilho
  • Erva doce (fica uma delícia com pratos de peixe)
O que congelar só as folhas
  • Manjericão
  • Sálvia
  • Louro

Gosto de congelar o manjericão e a sálvia em potinhos e não saquinho, desta forma eu consigo manter as folhas inteiras por mais tempo. Basicamente separo as camadas das folhas com um pedaço de papel, assim elas ficam mais bem acomodadas, não quebram, e o papel ajuda a absorver a umidade.


Atenção!!!! As ervar descongelam muito rápido, vc deve retirar do freezer usar e guardá-las imediatamente no congelador.

Outra técnica que uso com freqüência é a de picar a erva da minha preferência, faço muito com salsinha e cebolinha,  acondicionar num recipiente com tampa, cobrir com óleo e guardar na geladeira. Atenção, pois a erva deve ficar completamente coberta pelo óleo, caso contrário estraga muito rápido. Esta segunda técnica é bacana, pois a erva mantém a sua textura, não fica mole. Eu gosto de manter sempre um vidrinho na geladeira, pois tem alguns pratos que pedem o crocante da erva.


Espero que vcs tenham gostado e fica a dica do que funciona na minha casa!

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sopa de lentilha


Com o inverno chegando hoje de noite, nada mais gostoso que uma comidinha reconfortante, e na minha opinião sopinhas se encaixam perfeitamente nesta categoria!!!

Bem a sopa de hoje é uma clássico na casa da sogrinha, e devo confessar que é o carro chefe aqui em casa também!

Ingredientes
½ xícara de lentilha
2 batatas
1 cebola picada
1 colher de sopa de extrato de tomate
½ caldo knorr de legumes
1 folha de louro
Sal
Pimenta
Azeite
Salsinha
Cebolinha

Modo de preparo
Deixe as lentilhas de molho na água por pelo menos 2 horas. Doure a cebola, acrescente as batatas cortadas em quadradinho e a lentilha. Acrescente os demais ingredientes com exceção da salsinha e cebolinha, cubra com água e deixe cozinhar até a batata e a lentilha ficarem molinhas.  Passe metade dos ingredientes no liquidificador e volte com o liquido para a panela. Acrescente a salsinha e cebolinha, verifique o sal e deixe cozinhar por mais 10 minutos.

A minha sugestão é servir com uma massa curta.


terça-feira, 19 de junho de 2012

Croque monsieur


Aproveitando a empolgação pra diminuir o atraso do blog, aqui vai mais uma receitinha que testei na semana passada, o famoso sanduíche Frances croque monsieur!!!!

O nome é chique, mas receita é fácil!!!! Basicamente é o nosso misto quente, só que com alguns ingredientes a mais, pra ficar charmoso!!!

Ingredientes (para dois sanduíches)
4 fatias de pão de forma – No meu caso usei fatias grossas de um pão feio em casa pela minha mãe!
Presunto cozido
Queijo gruyère ou emmental (versão clássica) – eu usei mussarela de búfala, pois acho mais leve.

Molho Branco – Bechamel
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher bem cheia de trigo
1 copo de leite morno
Queijo ralado
Noz moscada
Pimenta
Sal

Tem receita que pede creme de leite fresco, mas eu prefiro usar o Bechamel pq acho menos calórico.

Modo de Preparo
Molho - Derreta a manteiga e tire a panela do fogo, acrescente o trigo e misture até ficar um creme grossinho. Acrescente aos poucos o leite e misture energicamente, pra não empelotar, depois que vc acrescentar todo o leite retorne a panela ao fogo baixo e mexa até engrossar. Desligue o fogo, acrescente o sal, pimenta, noz moscada e queijo ralado. Caso o seu creme empelote, passe tudo no liquidificador.

Montagem do sanduíche
Acomode 2 fatias de pão uma ao lado da outra numa forma, cubra com um pouco de molho branco, coloque o presunto e o queijo. Coloque a outra fatia de pão por cima, cubra novamente com o molho branco e queijo ralado. Leve ao forno pré-aquecido por 180° até dourar. 




Sopa de abóbora


Oi Meninas,

Andei sumida ultimamente, pois com a correria do dia a dia tenho repetido muitas receitinhas já postadas no blog!!! Mas tenho que confessar que estou bem atrasadinha também! Vamos começar a tirar esse atraso todo e retomar nossa rotina culinária!

Hoje trago a receita de uma sopa que está entre as minhas preferidas!!! Vou aproveitar pra dar uma dica de como faço pra armazenar a abóbora de um modo fácil e prático para preparar várias receitinhas.

Dica- Eu só compro a abóbora japonesa aqui em casa, pois ela, na minha humilde opinião, é mais docinha e não tem fiapo. Eu já peço pro feirante tirar a casca e as sementes, assim facilita a minha vida. 

Quando chego em casa dou mais um geral pra ficar bem limpinha, e corto  abóbora em quadrados grandes, coloco num pote (de preferência de vidro) com uma tampa entreaberta e coloco no microondas pra cozinha até ficar bem molinha. Depois amasso tudo com o garfo tipo um purê, separo em porções menores e congelo. Desta forma, fica mais fácil e rápido preparar as receitas, pois é só descongelar as porções.

Ingredientes
1 porção de abóbora congelada
2 batatas
1 cebola picada
1 colher de sopa de extrato de tomate
½ caldo knorr de legumes
1 folha de louro
Sal
Pimenta
Azeite
Salsinha
Cebolinha

Modo de preparo

Doure a cebola, acrescente as batatas cortadas grandes e abóbora. Acrescente os demais ingredientes com exceção da salsinha e cebolinha, cubra com água e deixe cozinhar até a batata ficar molinha.  Passe tudo no liquidificador e volte com o liquido para a panela. Acrescente a salsinha e cebolinha, verifique o sal e deixe cozinhar por mais 5 minutos.


Sugestão - Sirva com massa ou arroz cozido. No meu caso eu fiz quadradinhos de macarrão feito em casa, clique aqui para ver a receita base, depois é só cortar em quadradinhos com a faca. Também fiz um croutons com pão de forma, é só cortar o pão em quadradinhos aquecer o azeite com um dente de alho amassado e colocar o pão pra torrar neste azeite aromatizado.

Massa Feita em casa                                                                                     Croutons              



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Pizza feita em casa II

Eu já tinha postado a receita sem foto, na época não segui o cardápio mas não deixei de postar a receita pra vcs. Como ontem preparei uma pizza em casa, pra comemorar o dia dos namorados aproveitei pra postar as fotos, assim vcs podem ter uma idéia de como fica. Essa pizza tem a massa mais alta, conforme eu tinha explicando na receita, pra quem quiser olhar a receitinha completa clique aqui!

Espero que vcs tenham se apaixonado novamente pelos seus amores!!!

beijos



terça-feira, 12 de junho de 2012

Risoto de limão siciliano e espetinho de lula


Receitinha do maridão pra animar o blog e sair da mesmice!!! Além disso, um chamego do marido sempre agrada!!! Não foi nada planejado postar a  receitinha dele no dia dos namorados, mas aproveitando o clima romântico que a data pede, esta receita veio em boa hora!

Desejar um feliz dia dos namorados para todas, espero que vcs se inspirem em preparar um jantarzinho bem romântico para o amado.

Ingredientes
Risoto - 2 pessoas
200 gr de arroz arbóreo
1 cebola
½ taça de vinho branco
Caldo de verdura
Queijo parmesão
1 colher de sopa de manteiga sem sal
Raspas de lima siciliano – somente a parte amarela
Azeite
Salsinha

Lula
2 lulas limpas
Farinha de rosca
Alho
Cebolinha
Salsinha
Raspas de Limão
Sal
Pimenta do reino
Pimenta dedo de moça cortada
Azeite
 
Modo de Preparo
Risoto - Leve ao fogo uma panela com azeite, acrescente a cebola e deixe dourar bastante, até ficar com uma tonalidade caramelo. Acrescente o arroz, quando o grão ficar com pontinhos brancos, adicione o vinho branco, deixe o álcool evaporar por completo. Junte aos poucos o caldo de verdura até o cozimento completo do arroz. Desligue o fogo acrescente a manteiga, o queijo, a salsinha picadinha e as raspas de limão. 

Lula - Tempere a farinha de rosca com: sal, pimenta dedo de moça cortada bem miudinha (retire as sementes), salsinha, cebolinha, raspas de limão e o azeite. Deixe a farofinha bem úmida. Corte as lulas em rodelas de 3 cm. Arrume os anéis num espetinho de churrasco. Tempere a lula com sal e pimenta.  Envolva os espetinhos com a farofinha, pressione pra grudar. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite coloque a lula para cozinhar girando para que doure por igual. Sirva ao lado do risoto.

Aproveito pra deixar um beijo para o maridão pelo dia de hoje, que foi o protagonista aqui no blog e tem tido um papel de destaque no meu coração e na minha vida ao longo anos que estamos juntos.   
Amor obrigado por ser meu eterno namorado. 
Love B.



segunda-feira, 11 de junho de 2012

Massa com molho de tomate e funghi fresco


Receitinha Pá-Pum, ainda reflexo da preguiça do feriado!!!! 
Dá até vergonha de dizer que isso é receita, mas o blog é pra passar o que dá certo na minha casa, e às vezes receita boba também é gostosa.
 
Ingredientes
Ver receita da massa com molho de tomate
Funghi fresco – eu encontrei no Zona Sul na parte dos importados, um mix de funghi fresco italiano, bem gostoso e com um preço bacana. O vidro parece o de champignon.

Modo de Preparo
Faça o molho de tomate conforme o link acima. Separe metade do funghi, passe rapidamente na água fervendo, só pra tirar o excesso de óleo e junte ao molho. Cozinhe a massa de sua preferência, coloque um pouco de queijo parmesão e ... simples assim!!!




Tortelline ricota e espinafre


Hello!!!!

Feriadão prolongado é igual à preguiça dobrada e muito restaurante!!! Com a chuvinha e o frio que pairaram sobre a cidade maravilhosa acabei não montando cardápio na semana passada, fui me ajeitando com o que tinha na geladeira e na dispensa.  Mas fotografei tudinho para passar as receitinhas pra vcs!!!!

Mais do que receita, vou passar outra opção de recheio dos tortellines, que postei na semana passada.

Ingredientes
500 gr de ricota fresca – A marca Vitalatte, na minha opinião é melhor do mercado
1 maço grande de espinafre fresco
100gr de parmesão
Noz-moscada  
Sal
Pimenta

Modo de Preparo
Separe as folhas do espinafre, lave e retire todo o excesso de água. Coloque numa panela tampe e deixe cozinhar em fogo baixo até que toda a água que o espinafre vai soltar secar completamente. Corte o espinafre bem miudinho. Misture a ricota fresca, o parmesão, a noz-moscada, sal e pimenta.

Este recheio pode ser usado em diversas preparações, como rocambole de batata, crepes, rondelle, entre outros.

Dica - Caso vc não encontre um ricota fresca cremosa, use a ricota comum, mas passe ela no multiprocessador com 5 colheres de sopa de creme de leite.

Eu fiz os tortellines com molho de tomate para ver a receita do molho cliqueaqui.
Vc pode usar também o clássicão manteiga+sálvia+parmesão.


terça-feira, 5 de junho de 2012

Massa com molho de grão de bico


 Essa receita é uma gostosura, quem me passou foi a minha madrinha de casamento, a Silvina. Ela é argentina e mora na Itália a muito anos e assim como eu ama cozinhar, a muchacha entende do babado, pq ela cozinha MUITO!!!!!!

Ingredientes
200 gr de grão de bico cozido
1 cebola inteira fatiada em rodelas
cenoura, cebola e aipo em quantidade igual (sofritto italiano)
1 dente de alho
Azeite
Parmesão
Massa pequena, mais ou menos do mesmo tamanho do grão de bico


Ervas Frescas:
Manjericão
Sálvia
Alecrim
Louro*
Salsinha*

* colocar uma folha inteira e também um pouco picadinho

Modo de Preparo
Picar no multiprocessador em quantidade igual cenoura, cebola e aipo. Numa panela com um pouco de azeite, fritas esta mistura juntamente com o dente de alho até que todos os legumes estejam ao dente. Acrescentar o grão de bico e as ervas e deixar pegar bastante sabor. Numa panela a parte colocar o azeite em boa quantidade e dourar os anéis de cebola lentamente até que estejam bem molinhos.
Cozinhe a massa em água salgada, e misture ao molho de grão de bico e junte os anéis de cebola e o azeite utilizado no cozimento da mesma. Acrescente com Parmesão, verifique o sal e pimenta.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Galeto com legumes assados


Bora colocar o blog em dia!!!!!

Faço com bastante freqüência esta receitinha aqui em casa, fácil e rápida de fazer. Então mãos a obra!!!!

Ingrediente
1 galeto
2 cebola - 1 cortada e 1 inteira
2 colheres de sopa de manteiga
1 dente de alho
Sal
Pimenta
½ Vinho Branco

Legumes de sua preferência vou citar o que já usei e deu certo
Batata
Cenoura
Abobrinha
Pimentão
Maxixe
Quiabo -  fica uma delícia e sem baba
Batata doce

Modo de Preparo
Tempere o galeto de um dia para o outro, utilizando apenas a cebola picada. Coloque o galeto e os temperos dentro de um saco plástico, feche agite bem e coloque na geladeira.

No dia seguinte, descasque a outra cebola e coloque dentro do galeto, isso impede que ele resseque. Coloque a manteiga entre a pele e o peito do galeto. Amarre as coxas pra ficar com um aspecto mais bonito quando for servir e despeje o caldo do tempero em cima do galeto.

Coloque numa forma e leve ao forno por pelo menos 40 min a 180°. Sempre regue o galeto com o caldo que vai se formar no fundo da forma. Vire o galeto com a abertura do peito para baixo caso o caldo saia um pouco avermelhado é sinal que ainda não está cozido completamente.  Se for preciso acrescente um pouco mais de água no fundo da forma. Após o completo cozimento do galeto, vc pode engrossar um pouco o caldo com maisena pra servi juntamente com o galeto.

Legumes assados
Corte todos os legumes mais ou menos do mesmo tamanho, regue com azeite, sal, pimenta, caso goste coloque um poço de alecrim. Leve ao forno em temperatura de 180° por 40 min, não precisa cobrir. Misture de vez em quando para assar por igual. Eu gosto de deixar os legumes bem torradinhos, no caso das batatas aconselho a dar uma pré-cozida em água fervendo, desta forma ela vai ficar bem torradinha no forno.

Para esta receita eu testei usar o saco para forno, eu gostei muito do saco, mas não para esta receita. Achei que o saco agiliza o tempo de cozimento, matém a carne/frango, mais úmida, mas não fica com aquela cor dourada bonita. Por este motivo eu recomendo o uso para assados que sejam selados antes de ir ao forno, assim vc tem a coloração bonita e mantém o máximo dos sabores.

O meu galeto estava delicioso, mas com carinha de comida de hospital!



Tortelline de abóbora


Meninas,

Essa receita é um clássico na casa da sogrinha!!!! 

Tenho que fazer um pequeno parêntese, sendo a Mamma nascida e criada em Modena, cidade duramente atingida pelo terremoto dos últimos dias, minha sogra mantém a tradição da região da Emilia-Romagna de preparar praticamente todas as massas de macarrão em casa! 

Posso dizer que ela é quase uma fábrica de tortelline ambulante, com padrão de qualidade ISO 9000, pois são todos perfeitamente iguais, e pelo menos ao longo dos meus 11 anos de casamento, o sabor é sempre maravilhosamente igual!

A receita não é complicada o segredo esta em dobrar corretamente o tortelline, paciência e carinho são a chave para um bom resultado.

O tortelline pode ser recheado de vários sabores, hoje vou passar o de abóbora, um dos meus preferidos, mas ao longo do blog vou postando outros recheios, pois isso é carro chefe aqui em casa!!!!

A premissa pra fazer esta receita é ter um cilindro de macarrão. Minha sogra faz tudo na mão, com o famoso e velho pau de macarrão. Quem quiser pode se aventurar, mas eu nunca nem pensei em tentar, pois as chances de falhar são grandes, mas de qualquer forma postei um vídeo mostrando como se abre a massa no rolo de macarrão, é um espetáculo e sem dúvida  a massa fica mais gostosa.


Ingredientes
Massa - Ver a receita da massa feira em casa no post antigo.

Recheio
300 gr abóbora japonesa (é a melhor pq não tem fiapo)
100 gr de queijo parmesão ralado
30 gr de biscoito Amaretto ( se encontra com facilidade no Supermercado Zona Sul)
Farinha de rosca caso necessário

Molho
Parmesão
Manteiga
Amaretto triturado
Sálvia pra quem gostar

Modo de Preparo
Limpe a abóbora, retirando as sementes e a casca. Leve ao microondas para cozinhar na potência 50-60% por 8-10 min. Vc pode cozinhas no forno também. É importante que o cozimento seja feito em uma destas formas e não na panela pra que a abóbora fique bem seca, sem resíduo de liquido.
Amasse a abóbora, como se fosse fazer um purê. Acrescente o queijo, os biscoitos triturados, sal e pimenta se achar necessário. Este recheio é mais docinho mesmo. Misture tudo, vc deve obter um composto homogêneo e com a consistência de um purê bem firme e sequinho. Caso fique úmido, acrescente aos poucos a farinha de rosca, assim o comporto vai ficar mais seco sem alterar o sabor.

Passo a passo modelar o tortelline:


  1. Corte em quadrados de 3X3 cm. Coloque uma colher de café de recheio no meio.
  2. Una as pontas do quadrado, fazendo um triangulo, com o recheio no meio.
  3. Junte as pontas do triangulo onde na foto estão marcadas as bolinhas vermelhas.
  4. Com a massa em torno ao dedo, pressione as duas pontas do triangulo na frente.
  5. Ajeite a ponta do tortellines.
 Parece difícil mas não é, dê uma olhada neste vídeo pra facilitar a vida!!!


Coloque os tortellines prontos numa forma forrada com um papel de cozinha e farinha de trigo. Vc pode congelá-los desta forma. Depois que estiverem congelados, coloque num saquinho zip lock, vc pode tirar do freezer direto para a panela de água fervendo.

Preparação para congelar                   Tortelline Congelado      
 Na média de 15-20 tortellines serve bem a uma pessoa.

Molho
Derreta a manteiga numa panela, acrescente os tortellines, o queijo e o Amaretto triturado (1 biscoito por pessoa é o suficiente). Caso queira pode acrescentar uma folhinhas de sálvia. Misture tudo e sirva imediatamente.