...

...

terça-feira, 29 de maio de 2012

Massa com atum e ervilha


Meninas,

No post anterior eu coloquei a receitinha do atum em conserva e aqui já vai a primeira receita aproveitando esta dica.

Ingredientes
3 pedaços atum em conserva (caso queira pular a preparação desta receita, pode apelar para boa e velha lata de atum comprada no supermercado)
Cebola da conserva
½ xícara de ervilha (Sugiro a congelada da marca Bonduelle)
1 lt de tomate pelati
½ cálice de vinho branco
Salsinha
Cebolinha
Sal
Pimenta.

Modo de preparo
Pique a cebola em pedaços pequenos, e doure com o próprio óleo da conserva. Acrescente o vinho branco e deixe evaporar o álcool. Junte a lata de tomate picada grosseiramente, ajuste o sal e a pimenta, e deixe ferver em fogo baixo por 20 min. Cozinhe a parte a ervilha e reserve. Desfie em pedaços não muito pequenos o atum e acrescente ao molho, juntamente com a salsinha, cebolinha e as ervilhas. Deixe cozinhar por mais 5 min. Sugiro uma massa curta para este molho.


Atum acebolado em conserva


Vou passar pra vcs a dica de como fazer o atum cozido, aquele que compramos da latinha, só que MUITO mais gostoso e saudável. O bacana desta receita é que vc pode guardar o atum por um período relativamente grande, mais ou menos 10 dias,  e pode seu usado como base para um monte de receitas.

Ingrediente
1 pedaço de atum bem fresco cortado tipo lombo
1 cebola
Óleo de girassol
Sal
Pimenta
Meio caldo knorr

Modo de Preparo
Lave e corte o atum em cubos grandes, de 4-5 cm cada, todos mais ou menos do mesmo tamanho, isso é muito importante pro cozimento.
Ferva água numa panela onde todos os pedaços possam ser acomodados, acrescente o caldo knorr e sal. Mergulhe os pedaços de atum, deixe a água pegar fervura novamente, abaixe o fogo pra não quebrar o atum. Deixe cozinhar cor 5 minutos, desligue o fogo e deixe o atum amornar dentro da água de cozimento.

Corte as cebolas em fatias bem fininhas e reserve.

Depois que o atum estiver morno, retire os pedaços da água e coloque-os para secar, todo o excesso de água deve ser eliminado, isso pode ser feito com a ajuda de um papel de cozinha. Esta etapa é muito importante, pois caso fique resquícios de água no atum o tempo de conservação vão diminuir drasticamente.

Acondicione o atum numa vasilha alta, acrescente as cebolas cortadas, e cubra tudo com óleo de girassol. Coloque um pouco de sal e pimenta.
Bata o fundo da vasilha numa superfície plana para que todo o ar que possa ter ficado entre as cebolas e o atum possa vir para a superfície. Este passo é importante, pois o atum deve ficar completamente envolvido pelo óleo, caso contrário estraga muito rápido.

A partir daqui vc pode usar sua criatividade para preparar vários pratos com o seu atum. Saladas verdes e ovo cozido são uma ótima pedida!!! Também pode ser servido como uma entradinha somente o atum com as cebolas e uns pãezinhos!!!!


Linguine com vôngole e shitake


Agradinho do super marido, que preparou uma delícia de massa pro almoço de sábado. Receita que não estava prevista no cardápio, mas isso não é motivo para não compartilhar com as amigas!!!!

O super clássico italiano, é o spagheitte alle vongole, quem sem dúvida esta no TOP 10 dos meus pratos favoritos!!!!

Como sempre na culinária italiana menos é mais, esta receita são poucos ingredientes, por isso é fundamental que sejam escolhido a dedo, para que o resultado final seja tudo de bom!

Eu simplismente sou APAIXONADA por vongole, pra quem não conhece, são essas conchinhas simpáticas da foto, que dão um sabor todo especial aos pratos a base de peixe! 


Ingredientes
2 pessoas
500 gr de vôngole
1 bandeja de shitake
3 dentes de alho
1 maço de cebolinha
Sal
Pimenta
Azeite
½ cálice de vinho branco

Modo de Preparo
Coloque os vôngoles num recipiente que seja grande o suficiente para deixá-los separados uns dos outros. Cubra com água salgada e fria, pode colocar um pouco de gelo, e deixe repousar por pelo menos 30 min.

Preparo dos vôngoles
Numa panela doure 2 dentes alho cortados na metade no azeite, acrescentes os vôngoles, a salsinha e o vinho branco, mexa e tampe a panela e deixe cozinhar por 3 min. Se quiser coloque uma pimenta dedo de moça cortada bem pequena. Ajuste o sal e a pimenta, as vôngoles vão se abrir e formar um caldo no fundo da panela deixe cozinhar por mais 2 min e desligue o fogo. Retire metade das conchas, e separe os vôngoles, corte em pedacinhos pequenos e retorne para a panela, isso vai realçar o sabor do molho. Atenção, as conchas que ficarem fechadas devem ser descartadas, pois o vôngole pode não estar fresco.

Vc pode parar a receita por aqui caso queira fazer o clássico, acrescente a massa ...and that is it!!!!

Preparo Shitake
Retire o cabo dos shitakes e corte-os em fatias finas. Doure 1 dente de alho cortado na metade, acrescente o shitake e refogue até que fique molinho. Acrescente sal, pimenta e salsinha. Não caia na tentação de acrescentar água ou mais azeite durante o cozimento, o shitake, absorve muita água e ele vai soltar esta água ao longo do cozimento.

Cozinhe a massa de sua preferência, eu sugiro para este tipo de molho uma massa longa. Misture o shitake com o molho de vôngole, acrescente a massa e prepare-se para deliciar esta maravilha.

Dica 1- Pra dar ainda mais sabor a sua massa, pegue farinha de rosca, e torre numa frigideira com um pouco de azeite, um dente de alho e sal. Depois use este preparado no lugar do queijo ralado. Na Itália não é costume usar queijo parmesão nas massas com peixes e frutos do mar, então o uso da farinha de rosca (panne grattato) ajuda a fazer com que o caldo do molho, neste caso o do vôngole fique mais grossinho e grude melhor na massa!


sexta-feira, 25 de maio de 2012

Carne assada Taminha


Como se diz na Bahia, baiano não nasce, estréia por isso gente porreta dar o ar da graça toda hora aqui no blog!!! Essa é mais um receita que comi na casa da Taminha em Salvador, DELÍCIA!!!!
Amo carne assada, mas fico sempre naquela mesmice de recheio de calabresa e cenoura, eis que na minha estadia relâmpago da casa de Tâmara mês passado, experimentei esta maravilha e cai de amores por esta receita.

Ingredientes
1 kg lagarto
1 pimentão verde
1cebola grande
1 lingüiça calabresa
1 tomate
1 lt pequena de extrato de tomate
1 colher de chá bem cheia de cominho com pimenta
Sal
Azeite

Modo de Preparo
Corte o pimentão, a cebola, o tomate e a calabresa em cubinhos bem pequenos. Acrescente o extrato de tomate, o cominho com pimenta e o sal. Faça um corte no meio do lagarto e use este preparado para rechear o lagarto. Coloque o lagarto já recheado num saco plástico e acrescente o que sobrou do preparado, leve a geladeira de um dia para o outro para pegar sabor.

Numa panela de pressão doure somente o lagarto com um pouco de azeite, depois adicione o preparado com todos os temperos. Acrescente água o suficiente para cobrir o lagarto pela metade. Feche a panela e calcule 20 min a partir do momento que a panela pegar pressão. Retire a pressão, destampe a panela e volte tudo ao fogo baixo por pelo menos mais 1 hora. Vire a carne de vez em quando pra cozinhar por igual. Caso necessário acrescente um pouco de água ao molho.


Eu servi a carne com batata ao murro.
Corte a batata em rodelas grossas, cozinhe na água levemente salgada. Escorra as batatas, coloque  numa forma com um pouco de azeite, literalmente dê um murro na batata para esmagá-la, coloque mais azeite por cima, alecrim e sal grosso. Leve ao forno para dourar.
 
Detalhe da batata ao murro de da carne recheada!!!




Sopa de feijão branco


Hello!!!
Já deu pra perceber que seguir a risca o cardápio de noite não é muito o meu forte!!!!
Então pra variar, hoje não vou postar a receita prevista de sopa de lentilha, um carro chefe aqui de casa, mas tem uma razão bem especifica, eu fiquei sem lentilha na dispensa!!!! Por isso acabei improvisando com outra sopinha que deu o ar da graça no cardápio, mas não no blog! Portanto hoje vamos trocas seis por meia dúzia, de sopa de lentilha pra sopa de feijão branco!

Ingredientes
1 lt de feijão branco da Bonduelle
1 cebola
1 batata grande
1 folha de louro
½ cubo de caldo knorr de verdura
Salsinha
Azeite
Sal
Pimenta
Tomate picado em quadradinhos
 
Modo de preparar
Doure a cebola no azeite, acrescente a batata cortada grande, coloque o caldo knorr, o louro e acrescente água para cozinhar tudo.
Lave e escorra o feijão, reserve metade da lata e bata o restante no liquidificador com o caldo e a batata cozida verifique o sal e a pimenta. Acrescente o feijão reservado e a salsinha. Deixe cozinhar por mais 10 min para engrossar o caldo. Caso seja de sua preferência acrescente um pouco de massa.

Sirva com tomate cru picado em cubinhos. Levei 20 min pra fazer esta receita!!!




quinta-feira, 24 de maio de 2012

Risoto de queijo brie


Hey!!!
Blog devidamente atualizado, ufa! Vamos a nossa receitinha.

Hoje decidi por um risoto de queijo brie, super fácil, queria até aproveitar pra incentivar vcs a criarem suas próprias versões de risoto. É sempre um prato simples de fazer, pois o preparo é sempre igual, o que vai mudar são os ingredientes que vc vai usar, e a criatividade é o limite! Quem puder e quiser manda sua receita ou sua sugestão de risoto, eu testo e posto no blog!

Ingredientes
2 pessoas
200 gr de arroz arbóreo
1 cebola
½ taça de vinho branco
Caldo de verdura
50-100gr queijo brie (vai depender do seu gosto, eu usei 50gr pq o meu brie era bem forte)
Salsinha
azeite

Modo de Preparo
Leve ao fogo uma panela com azeite e uma colher de azeite para aquecer, acrescente a cebola e deixe dourar bastante, até ficar com uma tonalidade caramelo e acrescente o arroz. Quando o grão ficar com pontinhos brancos, adicione o vinho branco, deixe o álcool evaporar por completo. Acrescente aos poucos o caldo de verdura até o cozimento completo do arroz. Desligue o fogo acrescente o queijo e a salsinha picadinha. 

Meninas, nesta receita eu não amanteiguei o risoto pq o queijo já tem a gordura necessária. Quem quiser pode colocar um pouquinho de parmesão pra finalizar.
 



quarta-feira, 23 de maio de 2012

Temperando com Carinho

Meninas,

Este post não tem receita, mas vai uma dica que faz toda diferença.... Carinho e amor também tem sabor!
Ontem decidi preparar um lanchinho com uns queijos e frios que tinha na geladeira.  Bateu certa preguicinha, mas eu resisti bravamente à tentação de tirar as coisas da geladeira e colocar direto na mesa.  
Então caprichei na apresentação, ter uma arrumação bacana não custa nada e nos faz sentir bem. Por isso fica o meu conselho de sempre, mesmo quando vc está sozinho, não deixar de arrumar uma mesa bonita com carinho, isso sempre faz bem!
Segue a foto do meu lanche, estilo limpando a geladeira, mas com todo charme!!!


Pasta al Sugo - massa com molho de tomate

Gente, quem disse que pra ser gostoso tem que ser mega elaborado!!!! Tem comida que te abraça e faz um carinho na sua barriga, tipo comida de vó e de mãe, tenho certeza que vocês sabem do que estou falando!
Então aqui em casa o spaghetti al sugo é um desse pratos, super simples mas se bem feito é um delírio!!!

O segredo aqui é usar poucos, mas bons ingredientes, ou seja menos é mais, pra que vc tenha um resultado espetacular. Então escolha com carinho as marcas dos produtos e temperos que vc vai usar nesta preparação.

Ingrediente
1 lata de tomate pelati
1 cebola
1 dente de alho
Salsinha
Cebolinha
1 folha de louro
Folhas de manjericão
Sal
Pimenta
Azeite
Vinho branco

Modo de preparo
Doure a cebola em fogo baixo com um fio de azeite e o alho cortado a metade. Quando estiver com tom caramelo, coloque o vinho e deixe evaporar o álcool. Junte o tomate cortado, acrescente os demais ingredientes e deixe ferver em fogo bem baixinho por 30 min. Caso o molho fique muito seco, acrescente um pouco de água.

Dica- têm algumas marcas de tomate que são um pouco ácidas, vc pode colocar ½ colher de chá de bicarbonato isso corta a acidez do tomate.

SIMPLES ASSIM!!!




Hamburger caseiro


Olá, continuamos na saga pra atualizar o blog!!!! Foi muita festa no fim de semana e várias receitinhas que não estavam previstas, por isso acho que o atraso pode ser perdoado!!! Mas hoje atualizamos tudo!!!!

Gosto muito de fazer hambúrguer em caseiro, muito mais gostoso e sem contar que bem mais saudável.

Dica Kid - Para as mamães de baby enjoado pra comer, esta pode ser uma ótima opção de misturar legumes a massa do hambúrguer. Sugestão – abobrinha, cenoura, brócolis, etc.

Ingrediente
500 gr de carne moída
1 cebola
Salsinha
Cebolinha
Sal
Pimenta
1 colher de sopa de azeite

Modo de Preparo
Doure a cebola numa panela com um fio de azeite, reserve. Misture todos os ingredientes, verifique o sal e a pimenta. Molde o hambúrguer do tamanho de sua preferência, eu gosto deles altos, assim posso deixar meio mal passado.

Esquente uma frigideira coloque o hambúrguer, doure cada lado por 2 min. Leve ao forno aquecido a 180° por mais 3 min. Desta forma a carne vai ficar mais suculenta, e não vai ressecar.

Eu servi o meu hambúrguer com salada, arroz feijão e batata ao forno. 



terça-feira, 22 de maio de 2012

Tagliatelle feito em casa com Ragù a Bolognesa


Esta receita promete!!!!

Domingo tivemos um almoço super divertido, com o querido casal de amigos Tiana e Marcelo. A Tiana, é amiga praticamente de toda vida, é melhor não contar os anos pra não entregar a idade, mas posso dizer que SÃO MUITOS!!!!!

O Marcelinho é o super marido da Ti, que assim como eu ama cozinhar! Como adoro muito os dois, resolvi passar os segredos da massa feita em casa da Mamma pra eles!!! Foi uma diversão fazer a massa do macarrão, com este casal tão bacana, passamos um domingo delicioso, confira as fotos.


O segredo do Ragù vai ser dividido diretamente pelo blog, pra todo mundo junto pra não rolar crise de ciúmes!!!! Bem... farra a parte este blog tem a missão de passar os segredos das minhas receitinhas, então Bora trabalha!!!

Ingredientes
Massa
1 ovo por pessoa
100 gr de farinha pra cada ovo
Sal
Azeite

Molho
500 gr de carne moída
200 gr de presunto cozido
100 gr de mortadela
Sofrittoitaliano (1 cebola grande, 1 cenoura e 3 talos de aipo picados no processador)
Azeite
1 dente de alho
Salsinha
Cebolinha
1 taça de vinho tinto
1 lt de leite
1 lata de tomate pelati
Noz-moscada
Sal
Pimenta

Modo de Preparo
Massa
Coloque a farinha sobre uma bancada, faça um furo no meio, coloque os ovos, sal e um fio de azeite. Misture tudo até obter uma massa homogenia e dura.

Com a ajuda de um cilindro, posicione a abertura no maior diâmetro e inicie a passar a massa pelo cilindro. Dobre a massa ao meio e repasse no cilindro. Repita esta operação até a massa fique bem lisa.

Dica 1- sempre posicione a massa na abertura do cilindro com a parte onde vc uniu as pontas. Isso vai ajudar a entender quando a massa chegou ao ponto, pois vai formar uma bolha no interior da massa que vai estourar quando vc passar no cilindro. A partir deste momento vc pode ir diminuindo o diâmetro do cilindro para passar a massa, não será mais necessário dobrar a massa ao meio. Repita a operação até chegar à espessura que achar necessária.

 
Caso vc não tenha cilindro em casa, não desanime vc pode fazer este processo com o rolo de macarrão. Minha sogrinha faz tudo no muque, mas não vou dizer que seja fácil.

Eu encontrei um vídeo na internet, bacana da Imperia, a marca do meu cilindro, pra quem tiver a curiosidade de ver como funciona.

Ragù
Numa panela coloque o azeite e o dente e alho cortado a metade, junte o sofritto de cebola, aipo e cenoura, deixe cozinhar por uns 10 min. Junte a carne moída com o fogo alto, mexa bem, pra não ficar grumos grandes de carne. Junte o presunto e a mortadela picados bem pequenininhos. Deixe cozinhas por alguns minutos, até que a carne pare de soltar água. Acrescente o vinho, ferva até evaporar o álcool, junte o tomate pelati cortado e deixe ferver em fogo baixo. Acrescente o sal, pimenta, salsinha, cebolinha e noz-moscada. Quando o molho de tomate começar a secar acrescente o leite. Cozinhe o ragù em fogo baixo por pelo menos 2 horas, sempre acrescentando leite quando o líquido evaporar.

Com este molho a massa ideal é o Tagliatelle, que foi a nossa escolha para o delicioso almoço de domingo. 


Caponata de Berinjela


Existem muitas versões de caponata, este é um prato italiano bem difuso no Brasil. Eu fiz uma versão, que segundo o livro no qual eu me inspirei, é a versão Siciliana. Acredito que possa ser realmente siciliana, pois quando estive na Sicília, pude experimentar várias delícias, a culinária deles que tem uma grande influência árabe, o que dá um toque todo especial, pois tem muitos pratos que misturam doce com salgado, peixe com amêndoas ou pistache, é uma explosão de sabores!!!!

Então seguindo essa linha siciliana, meus amigos sicilianos podem se manifestar se eu estiver dizendo alguma besteira, vamos à receita!

Ingredientes
2 berinjelas
2 cebolas médias
2 talos de aipo
2 tomates maduros sem pele e sem caroço
50 gr de azeitonas pretas sem caroço
2 colheres de sopa de pinole ou amêndoas picadas sem casca
2 colheres de uvas passas
Azeite
Manjericão
Sal
Pimenta

Modo de Preparo
Corte as berinjelas em cubo coloque numa peneira salpique sal por cima e deixe descansar com 30 min. Este procedimento ajuda a tirar o amargo da berinjela. Lave a berinjela e leve ao fogo com um pouco de azeite e um dente de alho cortado ao meio, deixe cozinhar até ficar bem molinha e reserve. Pique a cebola em cubinhos pequenos, doure numa panela com um pouco de azeite e reserve. Lave o aipo corte em cubinhos e mergulhe em água fervendo com sal por 2 min, escorra e reserve. Leve todos os ingredientes ao fogo por 3 min, corrija o sal e a pimenta. Sirva a temperatura ambiente com pães ou torradas.

A minha caponata teve o upgrade dos pães da minha mãe que embelezaram o prato!!!


Bagna Cauda


Ainda no esquema de recolocando o papo em dia, seguem mais receitinhas da semana passada!!!!

Este prato é típico do norte da Itália da cidade de Turino, muito usado durante o inverno, praticamente é um molho quente para temperar legumes crus ou cozidos no vapor. Não vou negar que de light ele não tem nada, mas de vez em quando enfiar o pé na jaca pode!!!! Na sexta de noite recebi alguns amigos queridos em casa e fiz uns petiscos, que acompanharam um ótimo bate papo!

Ingredientes
3 dentes de alho
100 gr de anchova
80 gr de manteiga sem sal
80 gr de azeite
Leite

Modo de Preparo
Descasque o alho, retire o miolo e deixe a banho no leite por pelo menos 1 hora, isso facilita a digestão.
Numa panela aqueça a manteiga e o azeite, depois coloque a panela em banho-maria. A água deve manter uma pequena fervura, coloque o alho picado bem pequenininho, e acrescente as anchovas, com o auxílio de um garfo vá desmanchando tudo. Deixe cozinhar por pelo menos 1 hora e 30 min. Caso você tenha dificuldade de que o alho e a anchova derretam completamente, ajude com um mixer. Sirva o molho com legumes crus ou cozidos no vapor.

Como no Rio o nosso frio não é glacial, eu sugiro os legumes crus, tais como: cenoura, aipo, rabanete, tomate, endívia, etc.



segunda-feira, 21 de maio de 2012

Tortinha de chocolate com banana


Eu gosto de fazer este doce pra receber os amigos em casa, pois faço em forminhas individuais e fica com cada de doce de confeitaria chique!!!! Você pode fazer numa forma grande sem problemas!

A receita original é com banana, eu já testei com morango e pêra, ambas ficaram gososas.

Ingredientes
Massa
¾ de xícara de manteiga sem sal a temperatura ambiente
1/3 de xícara de açúcar
1 gema
½ colher de chá de essência de baunilha
1 ¼ de xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher de chá de cacau em pó
50-100 gr de chocolate meio amargo

Recheio
1 xícara de creme de leite
3 gemas
300 gr de chocolate meio amargo
2 colheres de sopa de manteiga
3 bananas nanicas cortadas em quadradinhos (vc pode usar a fruta de sua preferência, que combine com chocolate)
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de rum (whisky também fica ótimo)
1 ½ de cacau ou açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de Preparo
Bata a manteiga com o açúcar, junte as gemas e a baunilha e misture. Acrescente a farinha, o cacau,  o sal a amêndoa e bata até ficar homogêneo. Ponha a massa em forminhas de empada, e deixe na geladeira por 10 min. Aqueça o forno a 180°, corte pedaços de papel manteiga apóie por cima da massa e encha com grãos de feijão, desta forma a massa não vai crescer quando for ao forno. Leve ao forno de 15 a 20 min.

Retire do forno deixe esfriar. Retire o papel e o feijão e descarte. Desenforme a massa com cuidado para não quebrar, caso necessário utilize uma faca de ponta fina para ajudar.

Derreta o chocolate em banho-maria, ou no microondas na potencia 50 por 2-3 min. Com a ajuda de uma colher de sobremesa, cubra a parte interna da massa com uma camada de chocolate derretido bem fininha e leve a geladeira para endurecer.
Este truque vai fazer com que a massa não fique mole quando vc colocar o recheio.

Recheio
Aqueça o creme de leite até ferver, retire do fogo e acrescente as gemas, mexa energicamente. Volte com a panela em fogo baixo e mexa sem deixar ferver, até o creme engrossar, desligue o fogo, junte o chocolate picado e mexa até ter um creme bem homogêneo.  Coloque o creme num saco de confeiteiro e reserve. Caso não tenha saco de confeiteiro, pode colocar num saquinho e cortar a ponta para rechear a massa. Você pode ainda rechear a massa com o auxílio de duas colheres de chá. O uso do saco de confeitar só deixa a tortinha mais bonita.

Numa tigela deixe a banana macerando com o rum e o açúcar por uns 10 min.

Montagem
Coloque a banana em bebida no rum, evite colocar ela muito molhada, cubra com o creme de chocolate e leve a geladeira. No momento de servir polvilhe o açúcar de confeiteiro ou o cacau.


Peixe em Crosta


Esse peixe é uma gostosura e rapidinho de fazer. A apresentação dele é bem bacana, por isso é uma ótima opção num jantar pra receber os amigos, pois a preparação dele pode ser feita com antecedência e finalizar bem rapidinho quando o pessoal chegar em casa.

Ingredientes
Lombo de peixe (sugestão badejo, pescada amarela cada porção deve ser de mais ou menos 100gr, pra ficar bem alta)
Farinha de rosca
Alho
Cebolinha
Salsinha
Raspas de Limão
Sal
Pimenta
Azeite

Modo de Preparo
Tempere a farinha de rosca com todos os ingredientes deixando ela bem úmida de azeite.

Tempere as postas de peixe com sal e pimenta, com a farofinha faça uma camada e cubra a parte de cima do peixe, aperte bem pra grudar no peixe. Aqueça uma frigideira com um pouco de azeite coloque o peixe para cozinhar no lado que não tem a farofa. Deixe cozinhar por 3 minutos. Desligue o fogo e leve o peixe ao forno por mais 5 minutos para dourar a crosta e terminar de assar o peixe.

Sirva com purê de batata.


Arroz selvagem com lagostim e ervilha torta


Oi Meninas,

Sei que estou mega atrasada com os posts, mas fim de semana badalado tem dessas coisas!!!! Entre hoje e amanhã atualizo tudo.

Essa receitinha eu tive inspiração num prato que comi no restaurante Market em Ipanema, a versão deles era com camarão, eu resolvi dar uma mudada e substitui o camarão por lagostim, ficou super delicioso.

 
Essa receita foi pensada pra Carolina Teykal, que me pediu uma sugestão de uso do arroz negro.

Ingredientes
Porção para 4 pessoas
350 gr de arroz negro
1 cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de extrato de tomate
Salsinha
Cebolinha
700 gr de lagostinha
150 – 200 gr de ervilha torta
½ cálice vinho branco
Azeite

Caldo de lagostim
As cascas e cabeças de lagostim
1 cebola
1 cenoura
3 hastes de aipo

Modo de Preparo
Dica 1- Comprando Lagostim
Nunca compre o lagostim já limpo, pois vc não tem como identificar se está fresco ou não. Para escolher os frescos verifique se a cabeça esta bem presa ao corpo, se estiver meio solta não compre. Depois de escolher o lagostim peça para a peixaria limpar, retirando as cascas e as cabeças, mas leve-as pra casa pra vc fazer um saboroso caldo de lagostim.

Dica 2- Para limpar a ervilha torta, basta quebrar ambas as pontinha e puxar o fio que fica na parte superior e inferior da ervilha.

 
Lavem bem o lagostim, retire a tripinha que tem em cima, igual ao do camarão e reserve.
Lave as cascas e cabeças, de uma quebradinha nas patinhas, assim quando vc colocar na panela para fazer o caldo vai ficar mais saboroso.

Pique a cenoura, cebola e o aipo no multiprocessador e doure numa panela com um fio de azeite. Coloque as cascas e cabeças de lagostim, quando ficarem bem vermelhas, acrescente o vinho, deixe evaporar o álcool e acrescente água o suficiente para quase cobrir o lagostim. Deixe ferver por uns 10 min, coe e reserve este caldo para a preparação do arroz.

Numa panela coloque um fio de azeite, um dente de alho cortado a metade, e a cebola picada, deixe dourar bem. Acrescente o extrato de tomate e as ervilhas tortas cortadas em 3 partes. Acrescente o caldo de lagostim aos poucos até as ervilhas estivem quase cozidas. Neste momento acrescente o lagostim cortado em 3 partes, salsinha, cebolinha acerte o sal e a pimenta. Deixe cozinhar por 4 min e desligue o fogo. O molho para temperar o arroz está pronto, não deve ficar muito líquido.

Numa panela a parte cozinhe o arroz negro, seguindo as instruções do fabricante, em água com sal. Escorra o arroz e misture ao molho de lagostim, sirva imediatamente.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Risoto al Telefono

Meninas,

Esta receitinha é uma forma divertida de apresentar o risoto, nada mais é do que colocar o risoto numa forma de buraco com uma camada de presunto e queijo no fundo pra não grudar, simples assim!!! Minha sogrinha conta que quando os “meninos” eram pequenos ela inventou este nome por que no momento de cortar o risoto pra servir o queijo fazia um fio longo que lembrava o fio do telefone!!!!

Segue a receitinha, vcs já devem estar craques em fazer risoto!!! O escolhido de hoje foi o de açafrão, eu acho que combina muito com o presunto e queijo, deixo outra sugestões, pois sei que nem sempre é fácil encontrar açafrão a bom preço.

Sugestões de risoto: Rosso (molho de tomate), Bianco (Parmesão, Aspargos, Alcachofra, Abobrinha, etc...

Ingredientes
4 pessoas
350 gr de arroz arbóreo
30 gr de manteiga
½ cálice de vinho branco
1 cebola picadinha
Açafrão
+/- 1 lt Caldo de verdura*
Queijo parmesão
Sal

Modo de Preparo
Leve ao fogo uma panela com azeite e uma colher de manteiga para aquecer, acrescente a cebola e deixe dourar bastante, até ficar com uma tonalidadecaramelo e acrescente o arroz. Quando o grão ficar com pontinhos brancos, adicione o vinho branco, deixe o álcool evaporar por completo, acrescento o açafrão (veja a forma de uso pois existem vários tipos no mercado, utilize a indicação do fabricante) e acrescente aos poucos o caldo de verdura até o cozimento completo do arroz. Desligue o fogo acrescente o restante da manteiga e o parmesão.

Pegue uma forma de pudim, forre com presunto embaixo e queixo mussarela fatiado por cima, coloque o risoto pronto dentro da forma, espere 2 minutinhos pro queijo derreter, vire o risoto num prato redondo e sirva.

O risoto aqui de casa sofreu um pouco as conseqüências do terremoto que aconteceu aqui na Barra na hora do almoço, vcs também sentiram??? Confira a foto!!!


terça-feira, 15 de maio de 2012

Paleta de Cordeiro com molho de funghi e purê de batata


Hoje pratinho com carinha de inverno pra esquentar a alma neste friozinho carioca!!!

Este é um prato simples de fazer e que sempre manda bem na apresentação, pois parece que vc se desdobrou pra fazer!!!! O seu preparo tem várias etapas, muito tempo de forno, mas não posso dizer que é trabalhoso ou difícil.
O procedimento para assar a paleta de cordeiro é o mesmo que uso para todas as carnes que preparo ao forno.

Ingredientes
1 paleta de cordeiro
3 Cebolas
Alho
Pimenta
1 taça de vinho branco seco
Temperos de sua preferência (salsinha, cebolinha, tomilho, alecrim, etc.)
Funghi seco
Caldo de verdura

Modo de preparo
Tempere a paleta de um dia para o outro com 1 cebola, alho, sal, pimenta, vinho.

Dica1 – coloque tudo dentro de um saco plástico e feche com um nó assim todo o líquido envolve todas as partes da carne.

Dica 2 – Vc pode substituir todos os temperos pelo potinho de caldo de legumes da knorr. É bem saboroso, tem que ficar atenta ao sal, pois estes produtos são bem salgadinhos.
 
  Aqueça 2 xícaras de água e coloque o funghi para hidratar, a quantidade vai depender muito do seu gosto, mas para uma paleta de aproximadamente 1 kg vc pode usar um punhado de funghi.

Esquente bem uma panela, ou frigideira que comporte a sua peça de carne. Sele a carne em todos os lados até que fique bem dourada. Não se preocupe de se queimar um pouquinho a panela.

Retire a carne e jogue as duas cebolas cortadas em quadradinhos, deixe dourar bem, vai pegar cor bem rapidinho, pois vai pegar todo o sabor da carne que vc selou anteriormente. Quando estiver bem dourada, acrescente o vinho, deixe evaporar o álcool e acrescente a água do funghi com o caldo de verdura dissolvido. Se vc optou em temperar a carne como na Dica 2 do post não utilize o caldo de verdura.  

Coloque a paleta numa forma, banhe com o caldo de funghi cubra com papel alumínio e leve ao forno. 


Mediamente para cada kg de carne vc vai precisar de 1 hora de forno no mínimo. Verifiquei sempre se tem molho na forma, para não ressecar e vire a carne para que ela cozinhe por igual.

Depois que a patela estiver cozida, caso vc ache necessário pode engrossar um pouquinho o molho com maisena, eu prefiro pois acho que o molho fica mais brilhante.

Pra dar um toque especial ao purê, eu acrescentei batata-baroa (mandioquinha), acho que fica um gostinho delicioso!!!



Biscoito Goiabinha


Meninas,

Pro lanchinho da tarde eu testei esta receitinha do biscoito goiabinha que tinha visto na Ana Maria. É tudo de bom!!!! Rapidinha, fácil e bem mais barata que a versão industrializada, além de ser mais saudável, pois vc usa só ingredientes de primeira e nada de conservante, fica a Dica Kid pra mamães.

Ingredientes
200 g de farinha de trigo
60 g de açúcar
80 g de manteiga
1 ovo
300 g de goiabada cortada em tiras de 1 cm de altura (tiras de qualquer tamanho)

Modo de preparo
Numa tigela misture com as pontas dos dedos 200 g de farinha de trigo, 60 g de açúcar e 80 g de manteiga até formar uma farofa. Adicione 1 ovo e amasse bem até formar uma massa homogênea.

Divida a massa em 4 partes. Pegue cada parte da massa e coloque entre 2 sacos plásticos. Com um rolo abra a massa fazendo um retângulo (27 cm X 10 cm). Repita o mesmo procedimento com o restante da massa. Coloque as tiras de goiabada no centro de cada massa e dobre a massa cobrindo a goiabada no sentido do comprimento formando um rolo de +/- 35 cm (de comprimento).

Dica 1- Recomendo que se feche as extremidades do rolo de goiabinha com a massa pra goiabada não vazar, isso aconteceu comigo e deixou o meu forno uma beleza!!!!

Transfira estes rolos para uma assadeira e com uma faca corte quadradinhos de 3 cm (no sentido do comprimento) sem separá-los. Leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180° C por +/- 25 minutos. Retire do forno, deixe esfriar e sirva em seguida.