...

...

terça-feira, 29 de maio de 2012

Linguine com vôngole e shitake


Agradinho do super marido, que preparou uma delícia de massa pro almoço de sábado. Receita que não estava prevista no cardápio, mas isso não é motivo para não compartilhar com as amigas!!!!

O super clássico italiano, é o spagheitte alle vongole, quem sem dúvida esta no TOP 10 dos meus pratos favoritos!!!!

Como sempre na culinária italiana menos é mais, esta receita são poucos ingredientes, por isso é fundamental que sejam escolhido a dedo, para que o resultado final seja tudo de bom!

Eu simplismente sou APAIXONADA por vongole, pra quem não conhece, são essas conchinhas simpáticas da foto, que dão um sabor todo especial aos pratos a base de peixe! 


Ingredientes
2 pessoas
500 gr de vôngole
1 bandeja de shitake
3 dentes de alho
1 maço de cebolinha
Sal
Pimenta
Azeite
½ cálice de vinho branco

Modo de Preparo
Coloque os vôngoles num recipiente que seja grande o suficiente para deixá-los separados uns dos outros. Cubra com água salgada e fria, pode colocar um pouco de gelo, e deixe repousar por pelo menos 30 min.

Preparo dos vôngoles
Numa panela doure 2 dentes alho cortados na metade no azeite, acrescentes os vôngoles, a salsinha e o vinho branco, mexa e tampe a panela e deixe cozinhar por 3 min. Se quiser coloque uma pimenta dedo de moça cortada bem pequena. Ajuste o sal e a pimenta, as vôngoles vão se abrir e formar um caldo no fundo da panela deixe cozinhar por mais 2 min e desligue o fogo. Retire metade das conchas, e separe os vôngoles, corte em pedacinhos pequenos e retorne para a panela, isso vai realçar o sabor do molho. Atenção, as conchas que ficarem fechadas devem ser descartadas, pois o vôngole pode não estar fresco.

Vc pode parar a receita por aqui caso queira fazer o clássico, acrescente a massa ...and that is it!!!!

Preparo Shitake
Retire o cabo dos shitakes e corte-os em fatias finas. Doure 1 dente de alho cortado na metade, acrescente o shitake e refogue até que fique molinho. Acrescente sal, pimenta e salsinha. Não caia na tentação de acrescentar água ou mais azeite durante o cozimento, o shitake, absorve muita água e ele vai soltar esta água ao longo do cozimento.

Cozinhe a massa de sua preferência, eu sugiro para este tipo de molho uma massa longa. Misture o shitake com o molho de vôngole, acrescente a massa e prepare-se para deliciar esta maravilha.

Dica 1- Pra dar ainda mais sabor a sua massa, pegue farinha de rosca, e torre numa frigideira com um pouco de azeite, um dente de alho e sal. Depois use este preparado no lugar do queijo ralado. Na Itália não é costume usar queijo parmesão nas massas com peixes e frutos do mar, então o uso da farinha de rosca (panne grattato) ajuda a fazer com que o caldo do molho, neste caso o do vôngole fique mais grossinho e grude melhor na massa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário