...

...

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Arroz selvagem com lagostim e ervilha torta


Oi Meninas,

Sei que estou mega atrasada com os posts, mas fim de semana badalado tem dessas coisas!!!! Entre hoje e amanhã atualizo tudo.

Essa receitinha eu tive inspiração num prato que comi no restaurante Market em Ipanema, a versão deles era com camarão, eu resolvi dar uma mudada e substitui o camarão por lagostim, ficou super delicioso.

 
Essa receita foi pensada pra Carolina Teykal, que me pediu uma sugestão de uso do arroz negro.

Ingredientes
Porção para 4 pessoas
350 gr de arroz negro
1 cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de extrato de tomate
Salsinha
Cebolinha
700 gr de lagostinha
150 – 200 gr de ervilha torta
½ cálice vinho branco
Azeite

Caldo de lagostim
As cascas e cabeças de lagostim
1 cebola
1 cenoura
3 hastes de aipo

Modo de Preparo
Dica 1- Comprando Lagostim
Nunca compre o lagostim já limpo, pois vc não tem como identificar se está fresco ou não. Para escolher os frescos verifique se a cabeça esta bem presa ao corpo, se estiver meio solta não compre. Depois de escolher o lagostim peça para a peixaria limpar, retirando as cascas e as cabeças, mas leve-as pra casa pra vc fazer um saboroso caldo de lagostim.

Dica 2- Para limpar a ervilha torta, basta quebrar ambas as pontinha e puxar o fio que fica na parte superior e inferior da ervilha.

 
Lavem bem o lagostim, retire a tripinha que tem em cima, igual ao do camarão e reserve.
Lave as cascas e cabeças, de uma quebradinha nas patinhas, assim quando vc colocar na panela para fazer o caldo vai ficar mais saboroso.

Pique a cenoura, cebola e o aipo no multiprocessador e doure numa panela com um fio de azeite. Coloque as cascas e cabeças de lagostim, quando ficarem bem vermelhas, acrescente o vinho, deixe evaporar o álcool e acrescente água o suficiente para quase cobrir o lagostim. Deixe ferver por uns 10 min, coe e reserve este caldo para a preparação do arroz.

Numa panela coloque um fio de azeite, um dente de alho cortado a metade, e a cebola picada, deixe dourar bem. Acrescente o extrato de tomate e as ervilhas tortas cortadas em 3 partes. Acrescente o caldo de lagostim aos poucos até as ervilhas estivem quase cozidas. Neste momento acrescente o lagostim cortado em 3 partes, salsinha, cebolinha acerte o sal e a pimenta. Deixe cozinhar por 4 min e desligue o fogo. O molho para temperar o arroz está pronto, não deve ficar muito líquido.

Numa panela a parte cozinhe o arroz negro, seguindo as instruções do fabricante, em água com sal. Escorra o arroz e misture ao molho de lagostim, sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário