...

...

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Polvo com pesto e batata


Vamos começar a semana super bem, pois este é um dos meus pratos favoritos!!!! Eu simplesmente acho a combinação de sabores deste prato PERFEITA! São poucos ingredientes, mas que conversam entre si de forma super harmônica. É basicamente uma sinfonia de sabores!!!

Antes de começar a passara a receita, acho que vale a pena falar um pouco sobre o polvo, pois existem vária técnicas em como cozinhá-lo pra não ficar borrachudo ou duro. Podia passar o post inteiro citando os absurdos que já li e vi fazerem com o pobre do polvo, mas vou passar a minha técnica, na verdade do marido.

Basicamente o polvo é só músculo, o que o torna chato de cozinhar. Aqui em casa eu compro o polvo fresco, limpo e congelo de um dia para outro. Isso porque dentro do tecido muscular do polvo existe água, no momento do congelamento esta água de expande e quebra as fibras da musculatures, o que ajuda muito a deixar o bichinho molinho!!!!

No dia do preparo, descongele o nosso amigo coloque numa panela com água fria, sal e uma cebola inteira, quando iniciar a fervura, deixe cozinhar por mais ou menos 40 min e deslige fogo. Deixe esfriar na própria água de cozimento. O processo é simples, mas requer um pouquinho de planejamento, pois é demorado, mas compensa pois o polvo sempre fica bem molinho.

Ingrediente
1 polvo de aproximadamente 1 kg
3 a 4 batatas
Maço de manjericão de preferência o de folha larga
Queijo parmesão
Castanha de caju (o certo é usar o pinole, que é difícil de encontrar e super caro)
1 ou 2 dentes alho
Azeite

Modo de Preparo
O molho pesto é bem simples de fazer, lave e seque o manjericão, separe as folhas dos galhinhos. No liquidificador coloque o azeite no fundo e o manjericão bata tudo, mas atenção pra não ficar muito líquido, deve ficar uma papinha verde com uns pedacinhos de manjericão. Transfira para um pode de vidro que tenha tampa. Rale o queijo na parte mais fininha do ralador. Triture o pinole (ou castanha) no liquidificador, atenção aqui também é importante não virar pó, tem que ficar uns pedacinhos bem pequenininhos isso vai dar textura ao molho. 

Eu não tenho uma quantidade certa, pois depende do tamanho do maço que vc vai comprar, por isso fica a minha dica, coloque mais ou menos a mesma quantidade de queijo e castanha que vc tem manjericão batido com azeite. 
Acrescente o alho e se for preciso mais azeite, misture tudo até obter uma consistência homogenia e bem grossa. Cubra o molho com óleo de cozinha normal para não deixar o ar entrar na mistura tampe e leve a geladeira, desta forma o seu pesto não escurece e dura mais tempo.

 
Corte as batatas em cubinhos, o polvo mais ou menos do mesmo tamanho que as batatas, tempere com o molho pesto. Sirva em temperatura ambiente. Verifique o sal e caso necessário acrescente mais azeite.


 Os pães são obra de arte da minha mãe!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário